A escoliose é uma curvatura lateral anormal da coluna vertebral. A escoliose que ocorre em crianças é normalmente chamada de escoliose idiopática porque não há causa conhecida. A escoliose em adultos pode ser causada por degeneração e condições artríticas associadas ao envelhecimento, conhecidas como escoliose degenerativa ou escoliose idiopática que está presente desde a infância.
Sintomas de escoliose e deformidades da coluna vertebral
Para as crianças, os sintomas geralmente se desenvolvem durante o primeiro estirão de crescimento que sinaliza o início da puberdade. Os principais sinais de escoliose estão relacionados à aparência física e raramente causam dor:
- Um braço é mais longo que o outro
- Uma escápula é mais proeminente (visível) do que a outra
- Um ombro é mais alto que o outro
- Um lado da cintura é mais alto que o outro
- A escoliose em adultos é mais propensa a causar dor, principalmente nas costas e no pescoço.
Entre em contato com o Dr. Matheus de Quadros Ribeiro se você o seu filho tiver sintomas de deformidade da coluna vertebral. Uma avaliação completa é necessária para determinar a escoliose.
Tratamentos de Escoliose e Deformidades da Coluna Vertebral
O tratamento para escoliose depende da gravidade da curvatura na coluna vertebral. Em casos leves, o médico pode simplesmente observar a curvatura ao longo do tempo para garantir que ela não esteja crescendo a uma taxa que exija tratamento.
Uma criança com escoliose pode usar uma órtese se seus ossos ainda estiverem crescendo e a deformidade da coluna não for muito grave. Pode ser retirado por curtos períodos de tempo e geralmente não atrapalha a rotina da criança.
O tratamento cirúrgico geralmente envolve um procedimento chamado artrodese espinhal, no qual o neurocirurgião corrige curvas anormais na coluna conectando ou fundindo duas ou mais vértebras da coluna. As vertebrais são fundidos usando materiais sintéticos como: parafusos, hastes, ganchos, fios e placas para estabilizar e apoiar a coluna e ossos de outra área do esqueleto do paciente, osso de um doador. Para uma criança, é preferível adiar a cirurgia até que ela tenha parado de crescer.
Dúvidas frequentes
Quão comum é a escoliose e as deformidades da coluna vertebral?
Cerca de uma em cada 100 pessoas tem algum grau de escoliose. A maioria desses casos é leve e não requer tratamento.
Quem tem escoliose e deformidades da coluna vertebral?
A escoliose geralmente aparece entre as idades de 9 e 15 anos, durante o estirão de crescimento do adolescente. Embora a escoliose ocorra aproximadamente na mesma proporção para meninas e meninos, as meninas são mais propensas a ter uma curvatura grave que requer algum tipo de tratamento.
Não sabem exatamente o que causa a escoliose idiopática, o tipo mais comum de escoliose. Pode ocorrer em famílias, ou seja, pode ter característica hereditária, mas a maioria das crianças com escoliose não tem histórico familiar da doença. Tipos menos comuns de escoliose podem ser causados por defeitos congênitos, lesões, certas infecções, tumores ou condições neuromusculares, como paralisia cerebral ou distrofia muscular.
Como a escoliose e as deformidades da coluna são diagnosticadas?
Sinais de que uma criança pode ter escoliose são frequentemente identificados em uma triagem de rotina, enquanto os adultos podem visitar um médico por causa de dor ou desconforto. A escoliose é diagnosticada através de um exame físico, revisão do histórico médico e exames de imagem.
Informações adicionais
https://www.medtronic.com/br-pt/your-health/conditions/scoliosis.html