Cirurgia minimamente invasiva de coluna

O conjunto de procedimentos de cirurgia minimamente invasiva de coluna permite ao médico realizar todas as ações necessárias para melhorar a condição de um paciente a partir de uma ou algumas pequenas incisões na pele. Numa técnica convencional, por outro lado, é necessária uma cirurgia aberta, com sangramento e maiores riscos envolvidos, além de maior tempo de reabilitação.

Por ser menos agressivo e envolver procedimentos mais modernos, o método minimamente invasivo garante alta ao paciente até no mesmo dia, com menos queixas de dor no período pós-operatório. A resposta imediata ao problema na coluna e a recuperação mais rápida, portanto, são os maiores diferenciais da cirurgia minimamente invasivas.


Principais indicações

A cirurgia minimamente invasiva de coluna será considerada pelo neurocirurgião com base no diagnóstico e nas condições clínicas do paciente, sendo preferível quando esgotados todos os tratamentos clínicos e conservadores possíveis, como medicamentos, repouso e fisioterapia. Ela pode ser indicada principalmente para as doenças degenerativas da coluna.

-Hérnia de disco

-Doenças degenerativas do disco

-Estenose lombar

-Espondilolistese

 

Como é realizado o procedimento?

O acesso aos nervos espinhais, vértebras e discos implica em lesão ao tecido muscular na medida em que o neurocirurgião precisa agir sobre o problema na coluna. Com a técnica minimamente invasiva, os efeitos desta condição são reduzidos a partir de uma ou algumas pequenas incisões na pele do paciente. Exames de imagem e câmeras microscópicas auxiliam o médico nos movimentos.


Uma das abordagens minimamente invasivas consiste na cirurgia endoscópica, habitualmente empregada no tratamento de hérnias de disco. Nesta técnica, uma câmera de alta definição acoplada ao endoscópio permite ao neurocirurgião guiar cada ação por vídeo em um monitor.

 

Existem riscos na cirurgia minimamente invasiva de coluna?

Como em qualquer procedimento cirúrgico, há riscos associados a este método. Mas o emprego correto da técnica garante mínimas lesões na musculatura, baixo índice de infecção e sangramento mínimo. Normalmente, não há necessidade de anestesia geral e o paciente pode receber alta no mesmo dia.

 

O Dr. Matheus de Quadros Ribeiro é um neurocirurgião especialista em cirurgia da coluna. Agende uma consulta para ter o diagnóstico e o tratamento mais indicado no seu caso!

Olá, como posso te ajudar?

Joçaba - SC

Dr. Matheus
Online

Curitiba - PR

Dr. Matheus
Online