Derivação

A hidrocefalia é caracterizada pelo acúmulo do chamado líquido cefalorraquidiano nos ventrículos do cérebro. Esta condição pode levar ao aumento da pressão intracraniana em decorrência da compressão cerebral, o que representa risco de danos ao cérebro. 

Quando há necessidade de tratamento específico, uma opção considerada é a chamada derivação ventrículo-peritoneal (DVP). Esse procedimento cirúrgico é usado para aliviar a pressão do cérebro a partir de uma via de drenagem alternativa. A técnica consiste na introdução de um tubo fino de plástico (cateter) até os ventrículos cerebrais para que o líquido em excesso seja drenado. A outra extremidade do cateter é introduzida sob a pele do paciente e posicionada até uma cavidade corporal que possa absorver o líquido (normalmente o peritônio, no abdome).


Principais indicações

A escolha pelo método terapêutico após o diagnóstico de hidrocefalia varia conforme a causa e o volume de líquido concentrado na cabeça. A derivação ventrículo-peritoneal deverá ser considerada em um quadro com risco cirúrgico adequado.


Como é realizado o procedimento?

A derivação ventrículo-peritoneal ocorre sob anestesia geral. O paciente é preparado com uma raspagem na área da cabeça onde serão introduzidos os cateteres. Uma pequena incisão é feita atrás da orelha e um pequeno orifício é perfurado no crânio para a colocação do sistema.

Este sistema é controlado por uma válvula fixada atrás da orelha, que é acionada para remover o líquido quando a pressão do crânio aumenta e pode ser programada para limitar a quantidade a ser drenada.


Existem riscos na derivação ventrículo-peritoneal?

Como em qualquer cirurgia, há riscos associados a esta técnica, como sangramento excessivo e infecção. Mas, em geral, as complicações podem ser contornadas por meio de outros procedimentos. A DVP, portanto, é considerada um método bastante seguro.

A recuperação do paciente costuma durar entre três a quatro dias. A alta hospitalar pode ocorrer até uma semana após o procedimento.

 

O Dr. Matheus de Quadros Ribeiro é um neurocirurgião membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. Agende uma consulta para ter o diagnóstico e o tratamento mais indicado no seu caso!

Olá, como posso te ajudar?

Joçaba - SC

Dr. Matheus
Online

Curitiba - PR

Dr. Matheus
Online