A neuralgia do trigêmeo é caracterizada por uma dor facial intensa decorrente de alterações clínicas deste nervo — o nervo trigêmeo é uma estrutura nervosa que fica dentro da cabeça e tem importante função sensitiva e de controle dos músculos envolvidos na mastigação. Uma das principais causas desta síndrome se dá pela compressão do nervo por alguma artéria ou veia. Trata-se de uma das dores mais intensas que uma pessoa pode sentir.
A descompressão vascular, ou descompressão microvascular, é o tratamento mais efetivo para a neuralgia do trigêmeo. Nesta técnica, o neurocirurgião afasta o vaso (artéria ou veia) responsável pela compressão do trigêmeo e acomoda uma espécie de esponja para manter a pulsação da artéria afastada da raiz nervosa. A maioria dos pacientes submetidos a este procedimento se vê completamente livre das dores.
Principais indicações
Esta técnica cirúrgica é indicada para quando há confirmação do diagnóstico da neuralgia do trigêmeo pelo exame físico e ressonância magnética de crânio, confirmando a compressão do nervo por uma artéria ou veia. E especialmente nos casos em que as medidas terapêuticas medicamentosas não alcançam os resultados esperados.
Como é realizado o procedimento?
Uma incisão é realizada na região atrás da orelha do paciente, sob anestesia geral. Na sequência, um orifício do tamanho de uma moeda é aberto no crânio. Por meio deste orifício, o neurocirurgião realiza uma dissecção para expor o nervo trigêmeo. Neste mesmo local, uma espécie de esponja é posicionada entre o vaso e o nervo, neutralizando a compressão.
Existem riscos na descompressão vascular?
Por ser uma cirurgia aberta, este procedimento tem riscos associados que serão detalhados pelo médico ao paciente, como infecções e sangramentos. A descompressão vascular, no entanto, é a técnica com maior eficácia para esta patologia.
O paciente normalmente fica internado por até dois dias após o procedimento.
O Dr. Matheus de Quadros Ribeiro é um neurocirurgião membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. Agende uma consulta para ter o diagnóstico e o tratamento mais indicado no seu caso!